sexta-feira, 12 de março de 2010

Literatura Infantojuvenil

O gosto do leitor, sobretudo o leitor infanto-juvenil, não é, muitas vezes, objeto de estudos e pesquisas. Tendo em mente o fato de que o leitor é alguém a quem cabe seduzir e convencer , competir com os divertimentos virtuais não é uma tarefa fácil aos professores e pais que tentam estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens...
A literatura infanto-juvenil denota a forma de expressão das experiências humanas objetivando um público muito específico e difícil de agradar.

O público-alvo da literatura infanto-juvenil são leitores em formação, crianças, pré-adolescentes e jovens em idade escolar Como sabemos, as crianças e jovens são extremamente críticos e verdadeiros. Dentro de sua espontaneidade, eles não titubeiam ao elogiar ou criticar um novo livro.

A literatura infanto-juvenil é um dos maiores instrumentos de conscientização desse grupo ainda imaturo, mas evidentemente esperto, para perceber os problemas do mundo moderno. Ela mexe com suas emoções e sentimentos, e atua diretamente na formação de conceitos. Um bom livro pode interagir diretamente na assimilação do conhecimento e na construção da afetividade, elementos essenciais para a formação e desenvolvimento do ser humano e sua promoção social.

2 comentários:

Pesquisar este blog