sexta-feira, 12 de março de 2010

Literatura Infantojuvenil

O gosto do leitor, sobretudo o leitor infanto-juvenil, não é, muitas vezes, objeto de estudos e pesquisas. Tendo em mente o fato de que o leitor é alguém a quem cabe seduzir e convencer , competir com os divertimentos virtuais não é uma tarefa fácil aos professores e pais que tentam estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens...
A literatura infanto-juvenil denota a forma de expressão das experiências humanas objetivando um público muito específico e difícil de agradar.

O público-alvo da literatura infanto-juvenil são leitores em formação, crianças, pré-adolescentes e jovens em idade escolar Como sabemos, as crianças e jovens são extremamente críticos e verdadeiros. Dentro de sua espontaneidade, eles não titubeiam ao elogiar ou criticar um novo livro.

A literatura infanto-juvenil é um dos maiores instrumentos de conscientização desse grupo ainda imaturo, mas evidentemente esperto, para perceber os problemas do mundo moderno. Ela mexe com suas emoções e sentimentos, e atua diretamente na formação de conceitos. Um bom livro pode interagir diretamente na assimilação do conhecimento e na construção da afetividade, elementos essenciais para a formação e desenvolvimento do ser humano e sua promoção social.

Em resposta a rumores, ator de Harry Potter nega ser gay

O ator britânico Daniel Radcliffe, 20 anos, conhecido por interpretar o menino-mago Harry Potter no cinema, respondeu a rumores sobre sua sexualidade afirmando "não sou gay, sou hetero".
Em entrevista ao canal americano MTV sobre sua participação em uma campanha da ONG Trevor Project - que ajuda jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em risco de suicídio - o ator falou sobra a importância de retirar o estigma de jovens que querem assumir sua sexualidade.
A ONG abriu uma linha telefônica que funciona 24 horas por dia para dar apoio a esses jovens.
Radcliffe disse à MTV: "Se as pessoas quiserem dizer que sou gay, elas podem. Mas não sou. Sou hetero."
Mas ele afirma que cresceu em meio a gays e nunca teve problemas com isso.
"Sempre odiei qualquer pessoa que não seja tolerante com gays, lésbicas ou bissexuais. Agora estou na afortunada posição onde posso ajudar ou fazer algo sobre isso", disse ele.

O ator comentou, inclusive, que se diverte lendo sobre os rumores de que é gay na internet.
"Minha coisa favorita foi um cara dizendo 'Claro que ele é gay. Ele tem uma cara gay', o que achei uma coisa esquisita, de qualquer jeito", riu ele.

"Uma cara gay? Isso é uma coisa muito preocupante, é como se eles tivessem se sentado em casa colocaram fotos minhas e de outros gays famosos - Elton John, sei lá - comparando os anos. Não tenho certeza. É muito, muito esquisito."

O ator disse à MTV que, mesmo se fosse gay, o fato de interpretar o mais famoso mago das telas não o impediria de revelar sua opção sexual.

"Não acredito que minha posição teria me parado se eu fosse gay", disse ele. "Sei que alguns atores não gostam de assumir. Entendo a opção até certo ponto, porque as vezes você vê alguns atores 'marcados' depois de assumirem sua sexualidade, o que é triste."

"Mas muitas vezes isso não ocorre. É uma preferência pessoal. Assumir a sexualidade é um momento importante na vida de um homem gay e eu não gostaria de comentar se alguém deveria, ou não, fazer isso", completou o ator. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

MPB, literatura e fotografia na programação do Quintana Café

Uma boa opção para quem busca um programa cultural e gastronômico para esse sábado, 13, são as atrações especiais do Quintana Café & Restaurante. MPB, leitura de textos de Olavo Bilac, exposição fotográfica de Ricardo Medeiros, além da mesa gastronômica com as delícias do tradicional brunch são os destaques da data.
A programação musical da semana traz os músicos Levi Brandão (voz e percussão) e Alysson Reinert (voz e violão) em um duo de MPB, apresentando os grandes sucessos de Milton Nascimento.

Nos intervalos da apresentação musical, Levi Brandão, que também é ator, e Sissa Oliveira lerão poemas de Olavo Bilac. A apresentação faz parte do projeto Leituras do Quintana, que traz a obra de diferentes autores a cada semana.

Quem for ao Quintana poderá conferir também a exposição fotográfica Postais, do jornalista Ricardo Marques de Medeiros. Colecionador, Ricardo usou seu acervo pessoal de postais como inspiração para muitas das suas fotos. São cidades e lugarejos retratados em ângulos, cortes e luzes diferentes dos tradicionais.

Para acompanhar as atrações culturais, o Quintana oferece também um cardápio completo com sanduíches, petiscos, sobremesas, cafés especiais, além de bebidas artesanais – com destaque para as caipirinhas de graviola com hortelã e limão com caju – preparadas pelo chef de drinques Rogério Moreira.

Sobre os artistas:

Levi Brandão (voz e percussão) é formado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná, integrante do grupo Vocal Brasileirão da Fundação Cultural de Curitiba, ator e educador musical.

Alysson Reinert (voz e violão) é violonista e cantor licenciado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná.

Sissa Oliveira é atriz e cursa Comunicação Social.



Serviço:

Sábado do Quintana - Brunch, duo de MPB, exposição fotográfica e Leituras no Quintana

Sábado, dia 13, das 11h30 às 20h

Brunch: Das 11h30 às 16h

Apresentações culturais: A partir das 17h

Exposição fotográfica Postais, de Ricardo Marques de Medeiros -

até 15 de abril.


Quintana Café & Restaurante - Avenida Batel, 1.440 - (41) 3078-6044.

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado: das 11h30 às 20h

Domingos: 12h às 15h30

Pesquisar este blog